segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Primódios

Amigos,leitores,blogueiros,Headbangers,fãs e afins...
Nos últimos dias muita gente têm me perguntado:
“Porque uma mulher no auge de seus 19 anos está 'perdendo tempo' falando da Cena Carioca ao invés de sair com as amigas,ir à baladas,fazer compras e etc?”
Então...
Ouço Metal há sete anos,e via e ainda vejo claramente a necessidade de atenção do Cenário Carioca. Eu vejo bandas boas sem espaço,shows com pouca divulgação,panelinhas de bandas,preconceito de bandas consideradas grandes com bandas que ainda estão na luta,a desistência das bandas por não terem obtido a devida atenção,mulheres sofrendo preconceito por parte dos homens e por incrível que pareça por parte de outras mulheres também,o caso é quando a pessoa tem a mente bitolada não dá pra discutir com ela. Homens,mulheres assim como vocês também cantam gutural,'batem cabeça',agitam em shows,têm bandas,escutam Metal. E Mulheres que se consideram “true”...Fã de HM é uma coisa,groopie é outra!
Todo fã de HM,Undeground e demais vertentes merece o devido respeito e é por isso que estou respondendo a pergunta que me fizeram,e ao mesmo tempo desabafando aqui pra vocês.
O Cenário Carioca é igual a qualquer cenário de outra cidade,o que muda é a atitude das pessoas,se o pessoal apoiasse as bandas,comparecessem nos shows...Resumindo:Se todos os fãs vestissem a camisa do Heavy Metal ou Underground tudo aqui seria diferente!
Eu vi uma necessidade e estou denotando-a e tentando corrigir aos poucos algumas falhas da cena
é..Eu sei...É uma missão quase impossível,mas vale a pena.
Quando comecei a pensar no projeto desse blogue/Zine tive 'N' idéias,só que com o tempo vi que não seriam tão fácil assim...'N' assuntos começaram a aparecer e com eles pequenos problemas:
A falta de interesse e participação de alguns membros da Equipe da UndeRio Metal.
O preconceito por acharem só porque sou mulher,não posso falar de Metal.
Só tenho uma coisa a dizer:POSSO E VOU!
Mas como podem ver nenhum dos fatores me fizeram desistir até agora e com certeza não vão.
Eu podia fazer esse Zine impresso mas acho que a internet é o único meio de divulgação onde 'todo mundo' participa não importando sua cor de pele,opção sexual,estilo musical e etc...
A divulgação e transmissão de ideia é mais rápida embora não cause o mesmo impacto que o Zine impresso.
E finalmente respondendo a pergunta,não acho perda de tempo falar da nossa Cena pelo contrario...
É uma imensa honra pode falar dela,expor as bandas que fazem parte dessa família,a luta de alguns organizadores e produtores e membros de bandas pra fazer shows.
Cada banda é única,mesmo quando o estilo é o mesmo.
Lembro da primeira vez que escutei um elogio direcionado ao blogue,juro que me segurei pra não chorar(risos),é muito bom como as pessoas estão vendo,dando a devida atenção,comentando comigo em shows,me dando força pra continuar,porque sabem que faço isso por cada integrante de banda e fã que luta para que a nossa Cena continue viva e dando bons frutos sempre.

E aquela pergunta que não quer calar:
”Em quem eu me inspirei pra criar o Blogue/Zine?”
É uma história até engraçada...Ano passado eu estava na casa do meu namorado Yuri e encontrei um
Zine impresso seu nome era “Mosh!!!Zine” e em seu conteúdo tinha uma matéria com a banda Apokalyptic Raids dei uma lida e furtei o tal zine(risos),chegando em casa li com mais atenção e lá tinha uma frase dita por Leon Necromaniac que me acompanha até hoje “[...]O verdadeiro metal sempre vai voltar pra se vingar.” Fiquei com aquela frase na cabeça,afinal eu tinha minhas dúvidas será que volta mesmo?(risos),meses depois conversando com o amigo Anderson Fino ele me falou do Blogue/Zine que ele tinha, que falava do Cenário Underground,mas não se limitava em falar só da Cena de cidade brasileiras.
Bom,Fino me disse que estava sem tempo de divulgar e atualizar o Blogue e eu como sou uma pessoa chata(Risos),falei com ele pra que não desistisse e etc.
O ajudei a divulgar seu blogue colocando-o em meu profile no Orkut,
mudei pequenas coisas na parte estrutural do blogue,o Layout...Segundo o Fino disse isso deu até mais disposição para que ele mexesse mais no blogue(risos).
Exatamente em 11 de setembro de 2009,enquanto milhares estavam de luto,eu iniciava minhas atividades com o Underio Metal, que só passou a ter esse nome por causa do inteligente,brilhante e amigo Paulo Celso.
Ele fez os logos,me deu muitos conselhos e pequenas broncas(risos) afinal ele está nisso a bem mais tempo que eu,Lunna fez a conta do blogue e deu inúmeras idéias,eu iniciei a parte gráfica e designer.
Matheus e Jardel fazem a parte de configuração e filmagens de vídeos.
Então,voltando ao Mosh!!!Zine...
Eu estava hiper feliz com o meu novo projeto então resolvi agradecer uma das pessoas que me inspiraram,no verso no Zine tinha seu nome e endereço de Email.
Carlos César Lopes era o nome do autor do Mosh!!!Zine.
Mandei o seguinte email:
“Olá Carlos,Meu nome é Cheila e resolvi entrar em contato por causa de teu Zine.
Foi de grande inspiração para meu atual trabalho.
Tenho a segunda edição do Mosh!!! Zine que possui a entrevista com a Apokalyptic Raids.
Eu já tinha uma vontade de falar sobre a Cena Carioca...Quando li teu Zine na casa do meu namorado achei interessante,tentei pesquisar,saber se tinha algo na net sobre ele e não encontrei nada!Continuei minha pesquisa e achei Zines de vários estados que abrangem inumeros assuntos,mas nenhum era feito por uma mulher e nem se limitava a só falar da Cena Carioca.
Nesse ano,especificamente na data de 11/09,consegui pôr esse projeto em prática!
O UndeRio Metal,um blogue/zine que tem o intuito de mostrar o trabalho das bandas do Rio,divulgar shows,divulgar a opinião da galera sobre diversos assunto relacionados a Cena,dar dicas de som,disponibilizar músicas de bandas,falar da Cena Carioca e muito mais!
To começando agora,aos poucos...Tendo apoio de amigos,pessoal de bandas não só aqui do Rio como de Sampa e demais estados.

Resumindo...
Quero agradece-lo pela inspiração...Eu não sei se a sua luta continua,eu espero que sim!
A minha ta começando agora e já ta complicada.
E outra nem sei se você ainda está nesse email.
Em todo caso,se tiver gostaria muito que entrasse em contato,me falasse da historia do teu Zine...
E se tiver,queria adquirir os demais exemplares dele.

Grata.
Cheila Vanina
Representante Feminino do HM e Underground carioca.”

Infelizmente não obtive respostas porque sua conta estava desativada.
Daí tive a brilhante ideia:
“Bom...Se a entrevista é com a A.R. logo ele deve estar no perfil do Leon...
Daí procurei adivinhem qual foi o único Carlos Lopes que eu encontrei?
Sim. Exatamente...O vocalista da extinta Dorsal Atlântica.
Eu o adicionei,mas nunca tive a coragem de mandar o email a ele.
Então preferi deixar como está...
Não por falta de coragem,mas é porque as vezes nos fãs esquecemos que nossos ídolos são pessoas de carne e osso como nós.
E assim colocamos palavras em suas bocas,pensamos que ele possa tem uma opinião e ele pode ter uma totalmente adversa.
Então resolvi expor aqui,quem sabe um dia venha a ler ...(risos)
E ao meu segundo 'mentor' Anderson Fino,o agradeço sempre que falo dos nossos blogues...
E ele agora está no papel de não me deixar desistir.

Quero fechar meu “pequeno texto” agradecendo :
Aos meus mentores,Anderson Fino e Carlos César Lopes,
obrigada pela inspiração e exemplo de “batalha”.
Aos membros da Underio Metal
Lunna, Matheus ,Jardel e Paulo Celso,
Obrigada pelas palavras,conselhos,companheirismo,amizade e confiança.
A todos que NÃO apoiaram o Underio Metal...
Obrigada,vocês me deram força pra seguir em frente.
E aqueles que o apóiam sempre,
vocês são os pilares do nosso blogue/zine.

E não se esqueçam...

“O Verdadeiro Metal sempre vai voltar para se vingar!”



Cheila,Equipe URM.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Uhuuuu!!! Bora que é nós!!! (RSRS). Eu escuto Dorsal Atlântica... Cheila, "estamos aí pro que der e vier!"

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, total apoio! No que eu puder ajudar, em contatos com bandas, etc... tamos aí! Back with a vengeance !!!

    Fico feliz que minhas palavras tenham causado essa onda. Quem não acha que esse pais e esse mundo estão doentes, é porque está tambem...

    Quanto ao "Carlinhos", ele é da banda Ultimato, de São Gonçalo, nao me lembro se ele tá no orkut, mas não é dificil de achá-lo. O curioso sobre o zine dele é que eu tinha um zine
    há mais de 20 anos com o Andre Smirnoff, com esse mesmo nome! Mosh! No orkut do Andre existem
    algumas paginas do zine escaneadas. Éramos felizes E sabíamos!

    Quanto ao "Carlão", ele é mais acessível do que parece, especialmente se voce nao se aproximar dele babando e falando dorsaldorsaldorsaldorsal...

    Ele hoje está indo pro 5o. disco do Mustang, e tem uma revista e um site/blog chamados O Martelo, que também podem ser instrutivos no seu caso.

    Mais acessiveis ainda são o pessoal do Metalmorphose e Azul Limao, esses figurinhas fáceis no orkut.

    Uma boa notícia: acabo de masterizar o CD de 25 anos do selo Heavy, com 1 faixa de cada lançamento do selo: Dorsal (incluindo raridades do Dividir e Conquistar vesão em ingles), Azul Limao, Exterminio, Metralion, Calibre 38, etc, etc... A capa e produção executiva é do Carlos Lopes, para o Zé Nilton, dono dos antigos selo e loja e pioneiro do Metal carioca.

    Dependendo das vendas, rola um lançamento dos álbums completos ineditos em CD no futuro...
    Deve sair da fabrica muito em breve, me cobrem!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, "Éramos felizs e sabíamos!"
    O Fanzine Mosh, teve seu espaço e seu devido destaque pela força de todos nós que tínhamos um ideal de divulgar várias vertentes do HM, e sempre falar do Metal nacional sempre com muito orgulho.

    No meu orkut (basta digitar: André Smirnoff) tem o número 1 publicado nos meus álbuns e em breve, colocarei o resto.

    E para mim, a frase que mais me marcou e mais identifica o Leon é: "É muito fácil ser unido quando todos são iguais, pois na verdade todos são um só. A verdadeira união vem das diferenças."

    E assim caminhará a humanidade...


    André Smirnoff

    ResponderExcluir
  4. Puutz...Que honra ter dois incones do HM Carioca e um amigo aqui no "nosso" blog...
    Leon eu que agradeço as palavras inspiradoras,vc com toda a certeza é um dos pilares que mantem a base da Cena Carioca inteira,que sempre ta ali representando e mostrado a que veio.

    Só tnho a agradecer o apoio e os comentários...

    Isso é imensamente importante pra mim!

    C

    ResponderExcluir